Coordenador : Beatriz Corsino Perez
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES NOVAS
Protocolo: 389597.2201.248120.24022023
Departamento/Setor: CPS
Área Temática : Direitos Humanos e Justiça
Tipo: Projeto
Publico Alvo : O projeto se destina a criação do Plano Municipal pela Primeira Infância, tendo impactos em todas as crianças que vivem em Campos dos Goytacazes, especialmente aquelas de 0 a 6 anos, além de profissionais que atuam nas políticas sociais dirigidas a esse segmento, principalmente das áreas da saúde, educação, assistência social, cultura, esporte. Além dos conselheiros tutelares, de direitos, psicólogos e assistentes sociais do ministério público. Os dados preenchidos da tabela são referentes aos profissionais que participarão dos encontros setoriais e do público do colóquio.
Local de atuação: Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional
Objetivo
Objetivo Geral: Subsidiar a elaboração do Plano Municipal pela Primeira Infância no município de Campos dos Goytacazes, visando a promoção e a garantia da participação e da proteção integral da primeira infância e a construção de estratégias de enfrentamento às violações de direitos. Objetivos específicos Compreender a diversidade de infâncias e suas relações sociais existentes no município de Campos dos Goytacazes/RJ, considerando seus territórios, modos de vida e interesses, no campo e na cidade. Divulgar o diagnóstico da situação da primeira infância no município de Campos dos Goytacazes/RJ e das políticas sociais públicas, das áreas de assistência social, saúde, educação, cultura, esporte e lazer voltadas ao público alvo. Criar espaços de participativos e de diálogos entre universidade, as crianças, a sociedade civil e o poder público. Incentivar gestores públicos municipais a produzirem dados sobre a situação das infâncias do município, de forma a contribuir para a formulação de ações e metas condizentes com a realidade local. Fomentar ações intersetoriais voltadas para a primeira infância através do compartilhamento do Diagnóstico com os diferentes órgãos públicos; conselhos de direitos da criança e do adolescente e de assistência social. Contribuir para a formação de discentes nas áreas de Psicologia e Serviço Social na área da infância e de formulação de políticas públicas, visando uma atuação profissional mais qualificada. Fortalecer o NIJUP para que possa ser reconhecido o seu papel pioneiro no município e na região norte fluminense em ações de pesquisa, ensino e extensão visando o desenvolvimento técnico-científico regional na área da infância e juventude.
Resumo
Em 2022, o NIJUP/UFF deu início a uma pesquisa sobre a condição de vida das crianças pequenas (até os seis anos de idade), em Campos dos Goytacazes-RJ. Com isso, buscou produzir conhecimento sobre as diferentes infâncias existentes no município, a partir da análise de dados fornecidos pelos órgãos municipais, estaduais e federais, além da escuta das próprias crianças. Foram realizadas oficinas com cerca de 300 crianças, de 4 a 6 anos, em escolas do campo e da cidade, e em grupos específicos. O presente projeto de extensão busca criar grupos de discussão com profissionais que atuam nas políticas sociais voltadas para a primeira infância para debater os dados obtidos na pesquisa visando a criação de programas e políticas públicas que atendam às principais demandas do município e que levem em consideração os interesses das crianças. Assim, buscamos subsidiar a elaboração do Plano Municipal pela Primeira Infância no município de Campos dos Goytacazes, visando a promoção e a garantia da participação e da proteção integral da primeira infância. Além disso, o projeto prevê ações de divulgação do Plano para as crianças pequenas conhecerem seus direitos e para os profissionais que atuam com esse público. Ao envolver discentes bolsistas e voluntários, contribui para a formação dos estudantes dos cursos de Psicologia e Serviço Social a trabalharem com crianças e na formulação de políticas públicas.